Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2020

A importancia de ter Fluxo de Caixa em tempos de CononaVirus

Nesse cenário de crise, o corona vírus obrigou muitas empresas, principalmente as pequenas a se reinventar e criar meio que sem muito planejamento novos canais de distribuição de seus produtos e serviços, para continuar atendendo seus cliente e manter a casa de pé.


Muitos empreendedores no Brasil, simplesmente não aguentam ficar semanas paradas, muito porque não se precaveu, nunca se preocupou em organizar as finanças. 


Enquanto estava ganhando dinheiro estava bom, mas agora que os negócios esta se esvaziando, os cliente deixando de ir a lojas e restaurantes, é preciso se reinventar.


Mas se você quer mesmo que seu negocio sobreviva, precisa por no papel ou Excel, ou ate mesmo um sistema de finanças, existem opções baratas para micro e pequenas empresas. O mais importante é fazer o seu fluxo de caixa, da qual você possa visualizar tudo que entrou, saiu e o que sobrou para poder planejar e ter continuidade da sua empresa depois que a crise passar.


O fluxo de caixa é como o próprio nome diz, ou seja, tudo aquilo que entra de dinheiro da vendas de seus produtos e/ou serviços e o que sai para pagar despesa fixos como: aluguel, luz, energia e o que mais for necessário para sua produção e até fornecedores.


Anota tudo o que você tem que pagar por mês na sua empresa, distinguindo o que paga da vida pessoal. é importante não misturar vida pessoal com as obrigações da empresa, por mais que a sede de sua empresa se localize em sua própria casa.  


Para que tenha as informações de fluxo de caixa mais fidedigno recomenda-se que seja atualizado todos os dias. Estipule um horário  que você ira contabilizar tudo que entro e saiu de dinheiro e atualize a planilha somando o valores apurados.




Segue o exemplo acima de um fluxo de caixa bem simples.

É interessante também colocar um valor previsto. Uma estimativa de quanto você se permite gastar, até para não extrapolar o orçamento e ter prejuízo.

Faça uma tabela nas colunas coloque os prazos que desejar e for mais fácil de entender, por exemplo: poder ser feito mensal ou semanal. 

E nas linhas coloca as receitas e despesas conforme a atividade da sua empresa tenha. É aconselhável por em ordem de liquidez. Primeiro as receitas com vendas e com o que os clientes devem te pagar provenientes de parcelamento. 

Com a elaboração de caixa você poderá visivelmente quanto sua empresa esta pagando de despesa e quanto ela esta rentável. E poderá também te ajudar nas tomadas de decisões, como diminuir algum custo ou vender mais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário