A tarefa de gerenciar uma empresa pode ser bem difícil, o empreendedores se dão conta disso assim que se deparam com dilemas para resolver. Mas como costumamos dizer tudo que é mais trabalhoso vale mais a pena. Para facilitar essa tarefa existem algumas diretrizes fáceis de seguir que te facilitara na administração da empresa.
Antes de tudo você precisa ser persistente, por mais que siga corretamente as diretrizes ainda sera complicado. Administrar não é uma linha reta. E as vezes pode parecer que é complicado demais. Mas se fosse fácil qualquer um teria uma empresa bem sucedida.
Tenha certeza de que muitos dos grandes empreendedores já passam por isso e tem muitos outros empreendedores novatos também podem estar passando por esse momentos de incertezas na gestão de suas empresas.
E importante que se estude a fundo sobre gestão empresarial. Análise bem sua empresa, o contexto em que se esta, é quais as particularidades. E molde as regras conforme sua necessidade.
1. Conheça o publico-alvo
Esse e o passo extremamente importe na gestão. Conhecer seu publico, entender o seus hábitos, a expectativas com seu produto ou serviço. Assim encontra uma maneira melhor de fideliza-lo.
2. Meça o desempenho
Vem muito de encontro com a primeira regra, pois fazendo uma métrica de quanto produto vende, qual vende mais. Consegue entender o que seu publico gosta nos seus produtos ou serviços.
Isso fornece informações sobre o futuro de sua empresa como por exemplo, se ira continuar a vender ou ira investir em melhoria, ou ate mesmo a descontinuação.
3. Controle os gastos
Saber controlar os gastos não e apenas nas finanças de casa. Na empresa isso é extremamente importante, por mais que sua empresa esteja saudável. E e preciso de atentar quanto ao capital de giro, o dinheiro que precisa ter enquanto se repõem o estoque e os que estão disponíveis para venda estão se esgotando.
4. Faça aplicações financeiras
Ja ouviu o bordão "dinheiro na mão e vendaval" que usamos para se referir que quando o dinheiro está sobrando, a tendência e de gastar com que não precisa. Pois bem! Isso também se aplica as finanças empresariais. Quando sobra dinheiro no caixa o melhora a se fazer é destina-lo para algum investimento.
5. Objetivo em comum
Importante para as empresas e que os funcionários estejam com o mesmo objetivo. Qual será esse objetivo é você quem deve definir. E deixe bem claro quais são e como atingi-los, e permita que seus colaboradores participem. E reconheça quando mostrarem seus esforços para colaborar com a realização das tarefas.
6. Avalie suas estratégias
De tempos em tempos verifique se o que foi estipulado ainda está de acordo com o contexto. E se possível fazer melhorias.
7. Busque as soluções dos problemas
Não deixe que problemas se acumule te deixando estressado. De um tempo para resolvê-los com conversa, foco e calma. Mas se ainda assim não for possível o melhor a se fazer é cortar o mal pela raiz. Um mal funcionário, que não termina suas atividades, só conversa, pode acabar prejudicando o ambiente.
8. Pessoal x Profissional
É bom saber diferenciar sua vida pessoal da vida profissional. Isso reflete ate nas finanças, não misture contas pessoais da contas da empresa.
9. Sempre de olho nos concorrentes
Por mais que não se queira fazer uma concorrência agressiva, é preciso ficar de olho em o que seu concorrente andamento fazendo, quais as inovações estamos investindo, para que sempre se esteja entre as escolhidas dos clientes em potenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário