Vejo nas mídias uma apologia massiva a empreender na "doideira", ou seja, deu a vontade de montar um negócio abra uma empresa amanhã mesmo.
Nunca se deparou com um influenciador falar dessa forma. É interessante sem dúvida, mas eu preciso ser mais pé no chão.
Até porque eu que irei arcar com os custos se tudo der errado. Preciso ser realista, e ir de acordo com minhas finanças permitem.
Você também é assim?
Como uma pessoa formada em contabilidade, quando vejo esse tipo de apologia a empreender sem a menor estrutura, me dá certa repulsa.
Não que uma empresa sem planejamento não possa vingar. Mas é muito mais difícil se você não tiver o mínimo de planejamento possível.
Seus funcionários precisam de um Norte e se a empresa não se preocupou com isso, ficaram todos perdidos. A deriva!
E nem pense em acreditar que "tal bilionário" bem sucedido nunca fez um plano de negócio para sua empresa e ela vai super bem. Ainda mais se está empresa estiver na bolsa de valores.
Pois para conseguir apoio financeiro de bancos e investidores é preciso apresentar vários relatórios comprovando a saúde da empresa.
Por tanto, as maiores empresas, essas que nos dão certa "invejinha" tem uma grande equipe só para fazer seus planos, seja de produção, finanças e tributos, entre outros.
É claro, também que não dá para ficar parado. Ou esperando um plano perfeito cair no colo. O certo a se fazer é pesquisar sobre o ramo de atividade, o mercado, futuros competidores, e até pode surgir ideias para inovar na área.
Então papel e caneta na mão!
Coloca tudo o que você busca para seu empreendimento. Seu sonho.
E comece planejando como e o que precisa fazer para chegar lá. Precisa juntar dinheiro ou ter mais alguma especialização.
E boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário