Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Como o Assédio Atrapalha o Desenvolvimento das Mulheres

Assedio Sexual é ato de violência contra a mulher muito corriqueiro, porem pouco comentada, se tornou algo "normal", comum visto em todos os lugares. É raro conhecer uma mulher que nunca passou por isso, ainda mais no Brasil, onde a demonstração pública de masculinidade está na diminuição das garotas, meninas, mulheres, as fazendo sentir medo e vergonha. Mas ainda sim usam a desculpa de que "elas gostam".

Casos assim acontecem em todos os lugares e com pessoas, quase que todas as mulheres, de todas as idades podem se tornar potenciais vitimas de maus-tratos praticado por homens. Recentemente descobrimos que a indústria do cinema não fica de fora, quem vê aquela mulher linda do filme mal sabe humilhações que ela passou com os produtores do filme para não perder sua carreira, os assédios são praticados por homens poderosos e utilizam isso para manipular uma mulher, pedindo-lhes favores inapropriados. 

No Globo de Ouro (Golden Globe) de 2018, as atrizes foram com vestes pretas, que simbolizava um protesto contra o assedio sexual em Hollywood e querendo deixar claro para o mundo que esta situação não será calada, e que os homens, mesmo os mais poderosos do cinema pagaram pelo crime que cometeram.

Para combater é importante que homem também entrem na causa, muitos porque já viram suas mães viverem este tipo de situação, ou se coloca no lugar de uma mulher e tentam ajudar transformando sua masculinidade em atitude assertiva, ou seja, utilizando da sua força para a defesa contra os agressores.

Certamente, as mulheres não ficam de fora, ao verem algum tipo de assedio acontecendo tentam se ajudar, muitos ligam para a policia(190). Apesar do medo, não se calam, criam grupo de discussão, fazem campanhas para conscientizar a mulher de sua força interior e ainda orientar as mais jovens a buscar ajuda caso esteja em uma relação abusiva.

Movimentos Feministas protestam com frequência ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvido, onde há maior quantidade de mulheres bem instruídas, com alto grau de estudo, e podem entender que não são objetos, que é preciso respeitar suas vontades, uma mulher não precisa ser educada o tempo todo, principalmente se não te respeitam, ela pode e deve dizer o que pensa sobre diversos assuntos, e a opinião da mulher sobre as questões da sociedade deve ser respeitada.

A melhor maneira de parar com isso é conscientizar jovens mulheres, que estão entrando na fase adulta, vão começar a participar da construção da sociedade é que jamais deve se calar perante uma atitude grosseira de um colega, delate o agressor. Procure trabalhar em empresas que tem uma cultura de equidade entre os colaboradores, existem varias pesquisa que divulgam quais companhias são mais abertas e abraçam a causa das mulheres.

E faça sua opinião importar, por isso estude, aprimore seu conhecimento, traga resultados para a empresa e jamais deixe um colega te menosprezar. Nada melhor que combater a ignorância, com sua inteligência de saber lidar com os problemas do dia-a-dia.

Texto de: Giovana Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário