O mercado de ações costuma ser temido por grande parte da população, que o considera um meio de fonte renda apenas para privilegiados, mas na verdade ele pode ser bem democrático. É possível comprar ações por um valor bem baixo. Mas o que não sem duvida é precisa ser estudando antes de aderir, com analise e cautela é possível render bons frutos de seus investimentos.
A aderência ao mercado de ações, se dá por meio da compra de ações através de uma corretora de sua confiança. A partir dai, você passa a ser uma acionista, ou seja, uma pessoa que detém uma pequena parcela de uma empresa. A empresa por sua vez utiliza o dinheiro investido como forma de financiar suas atividades, aumentar sua presença no mercado, expandir e poder investir mais em pesquisa de desenvolvimento de seus produtos.
Periodicamente, quando é finalizado o processo de apuração do lucro a empresa então distribuiu o que arrecadou como forma de dividendo. Em outras palavras, ela te retorna conforme o percentual que você investiu. Por tanto, quando se compra ações passasse a ser possuidor de uma fração do lucro arrecadado.
Então sucintamente dizer que os dois lados saem ganhando. Primeiro que você recebera por aquilo que se foi investido, e a empresa por sua vez arrecadara o montante necessário para se manter forte e atuante no mercado.
Mas, claro, não são umas mil maravilhas. Pois além de você se tornar um sócio da empresa, também precisa avaliar o ambiente externo pois isso pode impactar na atividade fim da sua empresa em questão, por exemplo, se o dólar aumenta será que irá prejudicar que depende de importar matéria-prima no exterior? Isso acarretaria em maior custo, e menor margem de lucro? O produto final irá encarecer? Essas são umas informações que tem coletar, pois senão pode acabar sendo prejudicado, a empresa não distribuir dividendos, e/ou o valor das ações diminuírem.
O mercado de ações não é um bicho de sete -cabeças, não precisa teme-lo, basta ter precauções. Fazer as analisar devidas, olhar o histórico da empresa na bolsa, como reagiu nos anos de estagnação, olhar também como esta o cenário atual tanto na economia interna e externa, como as decisões politicas pois elas podem tem interferência direta a alguma decisão do governo e impactar na atividade da empresa.
Então antes entrar no mercado de ações, busque conhecer melhor como que ele funciona, conhecer o seu perfil investidor, por exemplo, se você quer ter lucro altos, mas não tem pressa, tem cautela em onde vais por seu dinheiro talvez seu perfil seja o moderado(falarei deste tema futuramente). Mas, novamente, é importante se já definido que você quer ser um acionista procure uma corretora de muito respeito no mercado, que seja reconhecida pelo trabalho que faz.
"Planeje o investimento como um casamento católico: para a vida toda" - Warren Buffet
Por fim, uma frase do maior investidor do mundo, é essa grande lição de ter paciência e construir seu portfolio aos poucos. Não precisa ter medo do mercado de ações, com bons estudos sobre e paciência para ver os resultados de seus investimentos que podem levar anos, mas valerá a pena quando daqui a dez anos você estiver em uma posição mil vezes melhor da que esta hoje.
Livro recomendado por Warren Buffet, para entender melhor o mercado de ações e fazer as melhor escolhas para seu portfolio:
O Investidor Inteligente (Edição De Luxo Exclusiva Amazon) - O Guia Clássico Para Ganhar Dinheiro Na Bolsa
Gostou do post? Então, por favor, compartilhe com seus amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário